Você certamente já ouviu falar em energia solar comercial. Trata-se da instalação de um sistema fotovoltaico. Uma solução energética que capta os raios solares e transforma-os em eletricidade para abastecer a rotina do seu estabelecimento.
Para você compreender por que deve olhar essa possibilidade com muito carinho e interesse, atente para o impacto atual dos gastos com energia na planilha de custos da sua empresa.
Os dados disponíveis que temos dizem que eles respondem por até 20% do custo total de uma pequena empresa. No comércio, esses custos se dão na esfera operacional e administrativa.
Em outras palavras, a participação da conta de luz na planilha de despesas é significativa e incômoda.
Ainda mais quando pensamos que a empresa tem gastos com aquisição de mercadorias, gestão de estoque, recursos humanos, aluguel e manutenção de instalações, equipamentos e outros serviços. Quando a energia elétrica participa em até 20% nesses custos, tem algo muito errado.
Energia solar comercial é a solução
A boa notícia é que estamos diante de um problema cuja solução já é disponível. Ela é abundante, com excelente custo-benefício e proporciona uma economia que pode chegar a 95% na conta de luz.
A energia solar para comércio tem a propriedade de, ao mesmo tempo, reduzir seus custos, aumentar a lucratividade do seu negócio. Ela ainda pode melhorar o desempenho do abastecimento de energia e ajuda o planeta a sobreviver aos efeitos do aquecimento global, causado pela emissão desenfreada de carbono na atmosfera.
Você acha que a lista de benefícios já é suficiente? Pois tem algo mais de que você precisa saber. Com a economia obtida na conta de luz, você recupera o investimento feito na aquisição e instalação do sistema em no máximo 7 anos.
Se levarmos em conta a hipótese de que o sistema tenha uma vida útil de 30 anos, o que é muito possível, seriam, na pior das hipóteses, 23 anos usufruindo do produto do seu investimento.
Supondo que você pague atualmente R$ 500,00 de conta de luz, isso significaria uma economia, em 30 anos, de mais de R$ 110 mil. E isso levando em conta uma modesta economia mensal na conta de luz de 80%.
É claro que você precisa incluir nessa conta os custos com manutenção. Ela deve ser feita semestralmente e pode haver necessidade de reposição de equipamentos. Mas isso não afetará o sucesso do investimento.
Energia solar para comércio e eficiência energética
Energia solar comercial significa eficiência energética. Isso quer dizer que seu estabelecimento ficará imune a gaps de abastecimento. Ou seja, você se livre de problemas que podem comprometer suas operações e suas vendas.
Com um sistema corretamente planejado, levando em conta a sua demanda energética e as peculiaridades do seu negócio, como, por exemplo, horário de funcionamento, é possível encontrar uma solução que seja praticamente 100% eficiente.
O que significa imunidade ao efeito de apagões, quedas bruscas de energia e picos de luz. Ao mesmo tempo em que, ao conciliar a captação feita pelos painéis solares, a capacidade de armazenagem das baterias e a conexão à rede convencional, o abastecimento estará garantido mesmo no período noturno e em dias mais nublados.
Se as informações lhe parecem persuasivas, estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas e para elaborar um orçamento sem compromisso!