A realidade atual do planeta impõe uma nova economia. Um dos vetores dessa transformação a adoção de mecanismos ambientalmente sustentáveis de obtenção de energia.
Por outro lado, como em qualquer outra atividade econômica, o agronegócio precisa fazer a gestão dos custos, dos quais faz parte a energia elétrica.
Ao mesmo tempo, redução de custos deve andar de mãos dadas com eficiência. O que inclui a qualidade do abastecimento de energia.
Diante disso, o encontro do agro com a energia solar é quase que o da mão com a luva feita sob medida para ela. Haja vista ser uma propriedade rural dotada de uma alta demanda por energia. Sempre na medida em que inovações tecnológicas e técnicas de manejo cada vez mais sofisticadas se impõem à rotina das propriedades.
Além da iluminação das instalações, sistemas de irrigação, climatização e equipamentos diversos elevam os gastos com energia.
Por que instalar um sistema fotovoltaico na propriedade?
A instalação de um sistema fotovoltaico pode representar até mesmo uma economia de 100% com energia elétrica. Esse é o caso dos sistemas off grid.
Nesse modelo, a propriedade desativa sua conexão com a rede de abastecimento convencional. Assim, por meio da instalação de baterias solares, ela se torna autossuficiente na produção e armazenamento da própria energia.
Mesmo no modelo on grid, é possível uma economia de até 95% nos gastos com energia elétrica. Sem contar que o custo para a instalação do sistema declina em relação ao off grid.
Só isso já seria suficiente para justificar a corrida das propriedades rurais em direção à adoção da energia solar como solução de caráter econômico. A verdade, porém, é que mesmo no aspecto econômico os benefícios vão além da economia na conta de luz.
Energia solar no agronegócio: Um mix de benefícios para o negócio rural
Um dos aspectos que impactam a decisão dos proprietários é o ganho de eficiência energética. Isso uma vez que o sistema é estruturado para ser imune a apagões e cortes repentinos de luz. Portanto, não há necessidade de geradores ou o risco de prejuízos por paralisação e até comprometimento de equipamentos.
Outro aspecto é que o retorno do capital investido. A economia obtida na conta de luz, acontece em 7 anos, ao passo que a vida útil do sistema pode ser superior a 30 anos. Sem contar com a valorização da propriedade.
Além disso, a adoção de energia limpa é uma colaboração importante para o controle das mudanças climáticas, que podem, com o tempo, impactar o próprio agronegócio.
Caso seja isso que você procura, solicite seu orçamento sem compromisso!