A instalação de sistemas fotovoltaicos (energia solar para condomínios verticais) é um desafio mais complexo do que quando o que está em questão é qualquer outro tipo de imóvel.
O que existe é uma relação de proporcionalidade entre a área disponível e apropriada para a instalação das placas e o comprimento da edificação.
Isso quer dizer que quanto mais alto é o prédio, maior é o número de unidades e, consequentemente, a demanda por energia. Isso significa que a área disponível e adequada para a instalação das placas tem que ser maior.
Cada painel tem 2 metros quadrados e potência de 325 watts. Quanto mais placas tiver o sistema, maior será a capacidade instalada de geração de energia.
Uma alternativa é a utilização das fachadas do prédio para a colocação das placas. Mas isso implica uma abordagem mais crítica, devido ao impacto estético e à incidência de sombra em determinados períodos do dia.
Vale a pena instalar energia solar para condomínios verticais?
Se é apropriado dizer que um projeto de energia solar para condomínios verticais é algo mais complexo. Porém, também tem razão quem afirma que a instalação é viável e os benefícios semelhantes aos usufruídos por residências, estabelecimentos rurais, comerciais e industriais.
Caso seja possível alcançar uma capacidade instalada suficiente para atender à demanda energética do condomínio, os ganhos são:
- economia de até 95% na tarifa de luz, tanto para o condomínio, quanto para os condôminos;
- imunidade a apagões e quedas repentinas de luz;
- possibilidade de benefícios fiscais e linhas de crédito especiais para o financiamento da aquisição e instalação do equipamento;
- valorização do imóvel como um todo;
- disseminação da consciência ecológica entre os condôminos, levando a comportamentos mais sustentáveis pelas pessoas;
- redução dos custos condominiais, com melhora da capacidade de investimentos em benfeitorias e até redução da taxa condominial;
- retorno do investimento em no máximo sete anos.
Como é feita a instalação de energia solar para condomínios verticais?
A primeira coisa a ser feita pela prestadora de serviço é o dimensionamento da demanda por energia elétrica no condomínio. Depois, pode ser feita aquisição do equipamento.
A instalação do sistema compreende a colocação dos painéis solares em ponto estratégico. O indicado é onde haja abundante oferta de raios solares durante a maior parte do dia.
Uma vez instaladas as placas, elas são conectadas ao inversor solar, que transforma essa energia em eletricidade. A partir disso, a corrente elétrica vai para o sistema de distribuição e abastecimento.
Se é essa a solução que você procura, solicite seu orçamento sem compromisso!