As placas solares são a porta de entrada para o funcionamento de um sistema fotovoltaico. É por meio delas que os raios solares são captados, para depois serem convertidos em energia elétrica.
A instalação de placa solar deve ser feita em locais estratégicos, aqueles em que haja maior incidência de luz solar. Na maior parte dos casos, esse ponto é o telhado. Mas mesmo o ponto do telhado escolhido é importante para o melhor desempenho do sistema.
Esse trabalho, desde a aferição da estimativa de demanda, deve ser feito por empresa especializada. Tanto mais assim deve ser a execução do projeto. Isso, pois, há um conjunto de requisitos técnicos que devem ser cumpridos para que a instalação seja bem sucedida.
O que é placa fotovoltaica?
Como já dito, a placa solar é o equipamento responsável por captar os raios solares e transformá-los em energia elétrica. São formadas por células solares fotovoltaicas, geralmente produzidas com silício.
Essas células fotovoltaicas fazem o trabalho de captação e transformação da matéria-prima em energia elétrica. Isso acontece por meio da colisão dos fótons com os átomos dos semicondutores da placa solar, o que acarreta o deslocamento dos elétrons.
Quando ocorre o deslocamento dos elétrons é gerada a energia elétrica. Posteriormente, ela é enviada para o inversor, onde será adaptada para abastecer o imóvel.
Como é feita a instalação das placas?
O primeiro passo da instalação das placas fotovoltaicas é a escolha do local onde elas ficarão, que deve ser livre de sombras, para que possam ter desempenho à altura da capacidade de captação.
A equipe responsável deve estar atenta a alguns fatores críticos antes de iniciar a instalação. Um deles é garantir que não haja risco das placas se soltarem em caso de ventanias.
Outro ponto é a preocupação em se fazer a instalação de forma que não acarrete patologias no telhado. Nesse aspecto, a preocupação é manter a vedação, de modo a evitar, em caso de chuvas, goteiras e infiltrações na construção.
O passo seguinte é a limpeza do telhado, com a remoção de sujeira, umidade e outros resíduos sólidos.
Feita a preparação, é iniciada a colocação dos suportes, que são fixados no telhado. Há diferentes tipos para se adaptar a diferentes tipos de telhas.
Para concluir, são assentados sobre os suportes, os trilhos, sobre os quais serão instaladas as placas. O último passo é conectar os painéis solares aos cabos, que se conectarão ao inversor.
Pronto, o sistema está instalado e já pode começar a gerar energia!