Sítios são pequenas propriedades rurais que podem funcionar como moradia, refúgio em finais de semana ou mesmo com fins produtivos e até comerciais. Qualquer que seja a hipótese, a eletricidade é item indispensável.
Nem todas as propriedades estão localizadas em pontos geográficos assistidos pela rede convencional de abastecimento. Nesse caso, é preciso buscar fontes alternativas, sendo a energia solar para sítios a melhor resposta a essa necessidade.
O sol é uma fonte inesgotável, sendo que o sistema é capaz de manter o abastecimento mesmo em dias nublados. A razão para isso é que ele se nutre dos raios solares, que se fazem presente mesmo em dias assim.
Para garantir a eficiência no abastecimento, o proprietário pode instalar um sistema de baterias solares, que armazenam a energia excedente produzida durante o período em que a fonte energética está ativa. Quando na ausência do sol, no período noturno, a reserva armazenada nas baterias é ativada.
Energia solar para sítios também é interessante para propriedades cobertas pela rede convencional
Mesmo aquelas propriedades abastecidas pela rede convencional de energia elétrica podem se beneficiar de um sistema fotovoltaico. Nesse caso, o benefício central é a economia na conta de luz.
O proprietário pode manter a propriedade conectada à rede de alta tensão e, ao mesmo tempo, instalar o sistema de captação de energia solar. Quando isso acontece, é possível gerar máxima eficiência e economia em abastecimento energético.
A energia sobressalente produzida durante o dia pelo sistema fotovoltaico pode ser compartilhada com a rede da concessionária. Isso gera um crédito energético para a propriedade, que pode utilizá-lo durante a noite.
O proprietário pagará tão somente pelo consumo de energia da rede que exceder seus créditos. Estima-se que nesse modelo a economia na conta de luz possa alcançar mais de 80%.
Como consequência, o investimento feito no sistema retorna em no máximo 7 anos, sendo que a vida útil do equipamento instalado pode ser superior a 30 anos. Tudo isso com baixo custo anual com manutenção.
Instalando um sistema fotovoltaico
Quando você solicita um orçamento à empresa prestadora de serviço, ela fará uma medição do consumo presente, assim como uma projeção do futuro.
Com base nisso, ela definirá a capacidade a ser instalada e fará o orçamento.
Uma vez aprovado, o equipamento é comprado e instalado num ponto estratégico, em que haja maior incidência de raios solares.
Dependendo da complexidade, o sistema pode ser instalado em menos de 24 horas.
Se você procura por sistemas de energia solar para sítios, solicite seu orçamento!