A instalação de energia solar é um procedimento simples e rápido. Em caso de projetos menores, aqueles elaborados para residências, é possível a conclusão do serviço em apenas um dia.
O passo mais importante da instalação não é a instalação propriamente dita, mas o planejamento. Que é feito a partir da medição da demanda por energia.
Quanto maior for o consumo de energia, maior precisa ser a capacidade de geração instalada. Principalmente em caso de empresas, deve-se fazer o dimensionamento do sistema levando em consideração a demanda futura.
Toda empresa tem planos de expansão e crescimento. Caso isso venha a significar um aumento de consumo energético no futuro, essa variável deve ser incluída no projeto.
Passos para a instalação de energia solar
Uma vez que o planejamento tenha sido elaborado e os equipamentos adquiridos, chegou a hora de fazer a instalação de energia solar. O processo tem os seguintes passos:
Escolher e preparar o local de instalação
Normalmente, a instalação das placas solares é, por razões óbvias, feita no telhado. Há casos, porém, em que o cliente, por escolha ou necessidade, solicita a instalação em outro ponto da propriedade, principalmente no agronegócio.
Independentemente disso, a preparação consiste na remoção de elementos que possam obstruir a instalação e remoção da sujeira que haja no local.
Instalar os suportes e os trilhos para fixação dos painéis solares
Para instalar os suportes e trilhos para fixação dos painéis, é preciso preparar a estrutura do telhado. A equipe deve ser tecnicamente capacitada, para evitar danos à estrutura.
Os trilhos se encaixam no suporte. São eles que recebem as placas solares. Nesse ponto, o cuidado deve ser com que a instalação seja feita de modo a evitar problemas de torção ou mal encaixe.
Instalar as placas e conectar no inversor
Nessa fase você instala as placas sobre os trilhos e faz a conexão dos cabos com a rede elétrica local. A conexão é feita por meio de um equipamento chamado inversor, que transforma corrente contínua em corrente alternada, que é usada para abastecer o imóvel.
O inversor pode ser conectado à rede elétrica para que se possa manter o abastecimento em momentos de inatividade do sistema fotovoltaico.
Agora que você já sabe como é feita a instalação, solicite seu orçamento!