Será que investir em energia solar residencial é um bom negócio? Isso é o que se perguntam as pessoas, principalmente após a entrada em vigor, no início de 2023, da nova legislação. Ela prevê uma segunda tarifa que incide sobre a energia compartilhada com a rede pelo usuário.
Há diferentes formas de se usufruir dos benefícios da energia solar fotovoltaica residencial. Temos sistemas on grid e off grid, assim como soluções mistas. Cada qual tem a sua aplicação e pontos positivos. Tudo depende das necessidades e carências de cada usuário.
O importante, no entanto, é que você conheça essas seis razões para investir em energia solar residencial. Qualquer que seja o modelo do seu projeto, esses seis motivos estarão presentes do mesmo lado da balança: aquele que provoca você a dizer um sim a essa nova fonte de energia. Ela faz bem para o meio ambiente e para a sua economia doméstica.
1 – Economia de até 95% na conta de luz
A economia obtida na conta de luz pode variar de 80% a 95% dentro das condições atuais. A forma de obter 95% de economia é a combinação de conexão com a rede da concessionária local e utilização de baterias solares para armazenagem de energia.
Nesse caso, o compartilhamento com a rede não deve ocorrer, já que as baterias são prioritárias na tarefa de armazenar a produção excedente do sistema. Sendo assim, não incidirá a chamada taxação do sol.
É possível ter até 100% de economia caso seu sistema seja off grid, totalmente desconectado da rede convencional de abastecimento. Mas, devido ao custo do equipamento, isso raramente é compensador financeiramente.
2 – Retorno do investimento em no máximo 7 anos frente a uma vida útil que pode superar trinta
A experiência mostra que o retorno do capital investido na aquisição do equipamento e instalação do sistema, mais o custo anual de manutenção, acontece em no máximo 7 anos.
Pode, inclusive, vir num prazo menor, dependendo do tamanho da economia obtida na conta de luz mensal.
E isso ocorre frente a uma vida útil do sistema que pode superar 30 anos. Isso, sem dúvida, faz da energia solar um grande investimento.
3 – Geração de energia limpa e renovável
Se o mundo precisa de iniciativas ambientalmente sustentáveis, a energia solar é limpa, sustentável e renovável. A agressão ao meio ambiente é equivalente a zero.
Portanto, sua adoção contribui para reduzir a participação na matriz energética de fontes emissoras de carbono na atmosfera.
Sem contar com o fato de que o sol, enquanto fonte de energia, é inesgotável. Isso garante o abastecimento do sistema durante toda sua vida útil.
4 – Baixo custo anual de manutenção
A manutenção do sistema de energia solar fotovoltaica residencial é feita a cada seis meses. O procedimento é muito simples e rápido.
Consiste na limpeza das placas, na medição do desempenho do sistema e na inspeção dos itens elétricos e mecânicos do equipamento.
A manutenção, vale lembrar, é vital para garantir o desempenho e o prolongamento da vida útil do sistema.
5 – Abastecimento mais eficiente de energia
Com o sistema de energia solar fotovoltaica instalado você terá um abastecimento mais eficiente de energia. Isso acontecerá principalmente se combinar o sistema de armazenagem em baterias solares com a conexão com a rede elétrica.
Sua residência praticamente estará imune a crises de abastecimento, efeito de apagões, picos de luz e quedas súbitas de energia, que podem causar grandes prejuízos, inclusive com danos a equipamentos eletrônicos.
6 – Valorização do imóvel para venda ou aluguel
A valorização do imóvel com a instalação do sistema fotovoltaico é óbvia. Afinal, se você tem um mecanismo capaz de reduzir os custos mensais, isso agrega valor ao imóvel.
As boas razões para você aderir a esse conceito de energia limpa, sustentável e econômica são essas. Cabe a você decidir.
Estamos à disposição para atender você e fazer um orçamento sem compromisso.