Energia solar industrial: potencialize sua produção com ela

A indústria brasileira deve ser privilegiada na carteira de boas intenções de qualquer governo. Seu crescimento é visto como trunfo estratégico na busca dos grandes objetivos nacionais. Não só uma indústria em expansão, mas, também, uma indústria limpa no campo energético. Ambiente em que vislumbramos o crescimento da energia solar industrial como processo irreversível.

A energia solar já figura como segunda maior fonte energética dentro da matriz brasileira. Além disso, todos os indicadores apontam para a continuidade dessa expansão. E isso mesmo após a entrada em vigor da nova legislação, que tributa a energia compartilhada pelos usuários com as concessionárias.

Economia com energia solar industrial pode chegar a 100%

A indústria é, sem dúvida alguma, o segmento mais penalizado com os custos acessórios com logística, carga tributária e energia. Nessa segunda rubrica, o gasto com eletricidade pode chegar a representar, dependendo do setor, até 40% do custo de produção de uma fábrica. Não entram nessa conta os custos administrativos com energia elétrica.

Diversos setores industriais buscam fontes alternativas para reduzir os custos e melhorar a lucratividade do negócio. 

A indústria de açúcar e etanol, por exemplo, vem recorrendo ao uso da biomassa do próprio bagaço da cana para produzir sua própria energia. É uma forma de neutralizar o efeito do aumento contínuo da energia convencional. Essa é uma economia relevante, pois as tarifas subiram mais de 70% entre 2015 e 2022, bem acima da inflação acumulada no período.

A energia solar fotovoltaica industrial surge, nesse sentido, como um tiro certeiro. Com ela, é possível reduzir em até 100% o gasto com energia. Basta, para isso, adotar um sistema off grid, desligado da rede convencional de abastecimento. 

Como o consumo de energia tende a ser bem reduzido à noite, já que não há atividade, as baterias solares seriam suficientes para garantir o abastecimento.

É possível, também, conciliar o sistema de armazenagem em baterias solares com o uso do sistema convencional. Nesse caso, a empresa evita a taxação ao não compartilhar energia com a rede. Portanto, pagará só a taxa de disponibilidade, mas, em caso de necessidade, poderá recorrer ao abastecimento da concessionária.

Retorno rápido do investimento e longevidade do sistema

Do ponto de vista econômico, um ponto na energia solar industrial que seduz as empresas é o rápido retorno do capital investido. De acordo com a experiência, esse retorno virá em no máximo 7 anos. Já a expectativa de vida útil do sistema pode ultrapassar os 30 anos.

Sem contar, ainda, com o baixo custo de manutenção, que deve ser feita a cada seis meses, e com a eficiência em abastecimento.

Qualquer sistema de energia solar industrial é projetado para ser altamente eficiente do ponto de vista do abastecimento. O projeto é exclusivo para o novo cliente, sempre levando em consideração a demanda individual por energia. 

O sistema é estruturado para atendê-lo plenamente. Ele possui imunidade a falhas de abastecimento, apagões, picos de luz e outros problemas na rede elétrica.

Por fim, tem o aspecto ambiental, que é fulcral para qualquer negócio, porque trata da própria existência humana. É importante salientar, também, que a adoção de soluções ambientalmente sustentáveis é uma forma de promoção do seu negócio. Isso, pois, são bem vistas as empresas que vão por esse caminho.

Solicite um orçamento sem compromisso à GruEnergy!

Integrador de Energia Solar

Projetos de Energia Solar para Residências, Condomínios, Comércios, Indústrias e no Agronegócio.

Endereço

Rua Maria Cândida Pereira, 396
Vila São João | Guarulhos - SP
CEP 07041-020

Contato

(11) 2422-7976

vendas@gruenergy.com.br