Energia solar em condomínios? Mas como? É possível compartilhar um sistema de captação de energia solar, abrangendo as unidades e áreas comuns? Como é feito o rateio dos custos referentes às tarifas e consumo de energia da rede elétrica convencional?
A resposta para todas essas perguntas pode ser reduzida a uma afirmação: é muito mais simples do que você imagina.
Basta, para isso, observar que a energia solar não é uma exclusividade de unidades residências. Ela está presente em grandes indústrias e gigantescas propriedades rurais, assim como em estabelecimentos comerciais de médio e grande porte.
Tudo é uma questão de dimensionar o volume e o perfil do consumo. Qualquer que seja o volume de energia demandado por uma propriedade, é possível atendê-lo com o sistema fotovoltaico.
Saiba, inclusive, que a energia solar em condomínios verticais também é uma realidade possível.
Como é feita a instalação da energia solar em condomínios?
O número de placas proposto em um projeto deve ser proporcional à demanda estimada. É claro que a capacidade instalada deve ter uma razoável folga em relação ao consumo.
Quanto à instalação, pode ser mais complicada em prédios, porque o espaço disponível no terraço deve ser suficiente para a colocação de todas as placas necessárias. Isso pode ser um pouco mais complicado em edifícios muito altos.
Outra opção é a instalação na fachada, mas é preciso avaliar o impacto que isso pode ter no desempenho do sistema. Quanto maior for o trecho do dia em que houver sombra sobre as placas, mais prejudicado será o desempenho.
Quanto ao rateio dos custos, pode ser feito proporcionalmente ao consumo de cada unidade ou rateado por igual entre todos. Há mecanismos capazes de atender a ambos os modelos.
Benefícios da energia solar em condomínios
A verdade, porém, é que a simplicidade de um projeto de energia solar fotovoltaica é um, mas apenas um, dos motivos para se recorrer a essa solução energética.
Os dois maiores atrativos são, sem dúvida alguma, a economia no gasto com energia e a contribuição valiosa para a promoção da preservação ambiental.
No segundo aspecto, a energia solar é 100% limpa e sustentável. Além de ajudar na construção de uma matriz energética mais limpa, sua própria adoção num condomínio é uma forma de ajudar a desenvolver a consciência ecológica coletiva. O que pode levar a outras práticas ambientalmente sustentáveis e à salvação do futuro do planeta.
Do ponto de vista da economia, dependendo da capacidade instalada e do modelo de abastecimento escolhido, ela pode chegar a um patamar superior a 90%. Ou seja, todos se beneficiam, tanto nas finanças pessoais quanto nas da coletividade.
Rápido retorno do investimento
A instalação é rápida e descomplicada, seguindo as diretrizes de projeto, enquanto os procedimentos de manutenção devem ocorrer a cada seis meses. Ressaltando que esse procedimento é simples, rápido e tem basto custo.
Quanto ao retorno do dinheiro investido, ele deve acontecer em um prazo não superior a sete anos. Tudo isso, levando-se em conta que a vida útil de um sistema de captação de energia solar pode ser superior, com a devida manutenção, a 30 anos.
Para concluir, é preciso ressaltar o aspecto da eficiência energética. Imagine seu condomínio imune a apagões, quedas súbitas de energia e congêneres! Seria excelente, não é verdade?
Entre em contato e solicite um orçamento para nossa equipe!