Redução de custos? Quem não pensa nisso diariamente? Para muitos proprietários, a energia solar no agronegócio é sinônimo de economia.
Quem pensa assim está coberto de razão, porque a economia nos gastos com energia pode chegar aos 100% com um sistema fotovoltaico off grid.
O sistema off grid é aquele com 100% de autonomia em relação à rede convencional. Em propriedades onde a rede elétrica não chegou, essa é a solução.
A energia produzida além da demanda é armazenada em baterias solares. Que são acionadas quando necessário para manter o abastecimento.
Em propriedades com sistema on grid, ligado à rede, a economia pode chegar a até 95%.
Quando há disponibilidade do serviço convencional, é preciso que seja feita uma avaliação com base na demanda, diretrizes, peculiaridades e expectativas do proprietário. Esse procedimento ajudará na escolha da melhor solução.
Energia solar em fazendas: mais do que redução de custos
Vão muito além da economia de custos os benefícios da energia solar no agronegócio. A começar pelo ponto a favor no enfrentamento da questão ambiental.
Se o agro precisa muito de energia para se viabilizar produtivamente, também é fato que essa demanda impacta o meio ambiente, assim como acontece com toda a atividade econômica.
As mudanças ambientais acarretadas pelo efeito estufa e destruição dos biomas naturais são uma ameaça à própria existência do setor. O risco de secas e fenômenos climáticos severos está na visão de toda a sociedade. Vide o que ocorreu no Rio Grande do Sul em setembro de 2023. Na ocasião, propriedades perderam toda a produção, com um prejuízo incalculável.
A energia solar é limpa, não emite poluentes em seu processo de geração. Ao mesmo tempo, é abundante, econômica, sustentável e renovável.
Não por outra razão, é percebida como a energia do futuro. O que talvez explique já ser a segunda fonte energética mais utilizada no país, que já é o oitavo do mundo em capacidade fotovoltaica instalada.
Energia solar no agronegócio significa eficiência em abastecimento
Como economia não é só redução de custos, mas, também, eficiência dos processos produtivos, pensar em energia como fator estratégico é importante.
É possível para uma propriedade alcançar autonomia total na produção da própria energia. Qualquer que seja a escolha, o maior ganho será de eficiência em abastecimento, uma vez que é possível combinar três elementos-chave: placas solares, baterias solares e rede elétrica.
Quando sua propriedade está ligada à rede elétrica, é possível compartilhar o excedente que você produz. Em troca, recebe créditos energéticos para usar em momentos de indisponibilidade do seu sistema próprio.
Isso garante imunidade contra apagões e situações congêneres, que levem à interrupção do abastecimento de energia e à paralisação de equipamentos. Em outras palavras, é possível dizer que a adoção da energia solar confere maior segurança às suas operações.
Para concluir a lista de razões para você instalar a energia solar em sua propriedade, saiba que o retorno do investimento em um sistema fotovoltaico é de no máximo 7 anos, frente a uma expectativa de vida útil que pode ultrapassar 30 anos.
Entre em contato com a GruEnergy e solicite um orçamento!